Colocando uma câmera Renderworks
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
Camera Renderworks
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Visualização |
A ferramenta Renderworks Câmera define uma visão da câmera e permite ativar uma câmera específica, o que facilita a modificação da vista. Atributos específicos, como distância focal da câmera, campo de visão, altura e proporção, podem ser definidos, assim como os efeitos da câmera Renderworks, como profundidade de campo, exposição, floração, vinhetas e aberração cromática ao renderizar nos modos de apresentação Renderworks Qualidade Final ou Renderworks Personalizado.
Vários recursos predefinidos da câmera Renderworks, com configurações para efeitos como luz do dia ou pouca luz interior, estão disponíveis nas Bibliotecas do Vectorworks no Administrador de Recursos.
Para inserir uma câmera Renderworks:
Clique na ferramenta.
Clique na camada de projeto para especificar a localização da câmera. Clique novamente para indicar o ponto de observação da câmera. A primeira vez que você usar a ferramenta em um arquivo, uma caixa de diálogo Propriedades é aberta. Configure as propriedades padrões, e clique OK. As propriedades podem ser editadas a partir da paleta Informações do Objeto.
Você pode criar seus próprios recursos de câmera predefinidos para uso posterior, convertendo uma câmera em um símbolo com Converter em grupo selecionado na caixa de diálogo Criar símbolo (consulte Criandosímbolo definições). Na inserção, o símbolo é desagrupado e inserido como um objeto de câmera Renderworks que pode ser modificado, se necessário.
Clique para exibir/ocultar parâmetrosClique para exibir/ocultar parâmetros
Parâmetro |
Descrição |
Altura da Câmera |
Define a altura da câmera. Se um valor Z também for especificado para o objeto da câmera, a altura total da câmera será a soma da altura Z e da Altura da Câmera. |
Altura Ponto Observado |
Define a altura do ponto de observação da câmera. Se um valor Z também for especificado para o objeto da câmera, a altura total do observador é a soma da altura Z e da Altura Ponto Observado. |
Vista Topo/Plano |
Muda para a vista superior / planta da câmera |
Ativar Vista da Câmera (aparece quando nenhuma câmera está ativada) |
Altera a visualização do documento para a câmera e exibe o indicador ativo do visor da câmera, vincula a câmera à visualização atual do documento para que as ferramentas de visualização (como as ferramentas Sobrevôo e Caminhar Através) afetem a câmera e ativa os efeitos da câmera Renderworks ao renderizar nos modos de apresentação Renderworks Qualidade Final ou Renderworks Personalizado. A câmera também pode ser ativada clicando duas vezes nela com a ferramenta Seleção e na paleta Visualização; veja Gerenciando luzes e câmeras com a paleta Visualização. Use o recurso de painéis multivistas (consulte Usando múltiplas vistas de desenho) para visualizar a câmera em uma visão em terceira pessoa e na câmera em primeira pessoa simultaneamente. Quando as vistas são vinculadas, a visão da câmera é atualizada em tempo real quando o objeto Câmera Renderworks é editado. |
Desativar Câmera (aparece quando uma câmera é ativada) |
Desvincula a câmera da vista atual para que as ferramentas de visualização não afetem a visão da câmera, remove o indicador do visor ativo e desativa os efeitos da câmera Renderworks ao renderizar nos modos de apresentação Renderworks Qualidade Final ou Renderworks Personalizado. A câmera também pode ser desativada alterando a visualização para que a câmera não fique mais ativa (por exemplo, alternando para a vista Topo/Planta ou alterando as visibilidades da camada para que a camada da câmera não fique mais ativa) ou na paleta Visualização; veja Gerenciando luzes e câmeras com a paleta Visualização. |
Seguir Vista Atual |
Quando em uma visualização 3D, reposiciona uma câmera selecionada, mas desativada, para que a nova visualização da câmera seja idêntica à visualização 3D atual. A localização e a orientação da câmera mudam para corresponder à visão atual, mas outros parâmetros da câmera permanecem inalterados. Como alternativa, selecione uma câmera desativada na paleta Visualização e clique com o botão direito do mouse e selecione Seguir Vista Atual no menu contextual. |
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Clique para apontar a câmera selecionada para um ponto selecionado no desenho; o cursor muda para indicar que a operação está ativa. Clique no desenho para apontar a câmera. |
Ajuste Fino da Visão da Câmera |
Abre a caixa de diálogo Controles de Vista Perspectiva, para fazer ajustes finos nos controles de visualização da câmera (consulte Ajustando a vista da câmera Renderworks) |
Projeção |
Selecione projeção Perspectiva ou Ortogonal para a vista da câmera; Perspectiva cria uma vista em perspectiva cortada ou não cortada do modelo a partir da vista da câmera, enquanto Ortogonal é útil para uma visualização em elevação (por exemplo, uma visualização em elevação inclinada de um edifício que não está em uma vista padrão). Os parâmetros disponíveis dependem da projeção selecionada. |
Modo de Apresentação |
Selecione um modo de apresentação para a visualização da câmera 3D |
Proporção do Quadro |
Define a proporção da janela de recorte de perspectiva; a janela de recorte também pode ser definida para o tamanho da página ou para uma proporção personalizada |
Proporção Personalizada |
Quando uma Proporção do Quadro personalizada for selecionada, insira a proporção da imagem personalizada. |
Para Filme de |
Especifica o tamanho do filme da câmera e determina a distância focal da câmera (não afeta a vista da câmera) |
Distância Focal é |
Exibe a distância focal da câmera, com base no tamanho do filme |
Campo de Visão |
Especifica o ângulo de visão. Use o ponto de controle para definir o ângulo de visão na câmera 2D com o mouse. |
Para Resolução de |
Calcula o tamanho do pixel ao exportar a visualização da câmera (não afeta a visualização da câmera) |
Tam. da Imagem (Pixels) |
Exibe o tamanho do pixel com base na configuração de DPI |
Recorte do Quadro % |
Escala o tamanho do quadro da janela de recorte, quando estiver em uma projeção de perspectiva cortada, e também dimensiona a distância da perspectiva. Como resultado, o recorte do quadro e o desenho aparecem em escala. |
Angulo Inclinação Esq./Dir. |
Inclina a câmera para a esquerda ou direita, para uma correspondência de perspectiva mais precisa |
Nome da Câmera |
Especifica um nome para a câmera, que pode ser exibido ou oculto na visualização 2D; mova o ponto de controle de texto do nome da câmera para ajustar a posição do nome |
Mostrar Câmera em |
Selecione um modo de visualização da câmera; o nome da câmera é exibido apenas em 2D. Nenhum: Oculta a câmera nas vistas 2D e 3D e oculta o nome da câmera 2D: Exibe a câmera na visualização 2D, mas oculta o nome da câmera e oculta a câmera na visualização 3D 3D: Exibe o contorno da janela de recorte em perspectiva da câmera na visualização 2D, exibe a câmera na visualização 3D e oculta o nome da câmera 2D + 3D: Mostra a câmera nas vistas 2D e 3D, mas oculta o nome da câmera 2D + Nome: Mostra o nome da câmera e da câmera na vista 2D, mas oculta a câmera nas vistas 3D 3D + Nome: Mostra a câmera na visualização 3D, mostra o nome da câmera na visualização 2D, mas oculta a câmera na visualização 2D (exibe um lugar geométrico) 2D + 3D + Nome: Mostra a câmera e o nome da câmera na visualização 2D e mostra a câmera na visualização 3D A visualização da câmera 3D exibe o contorno da visualização da câmera, a linha de visualização e o ponto final a ser observado. A visualização de uma câmera em uma vista 3D permite que ela seja facilmente selecionada durante o desenvolvimento do projeto e pode ser ocultada posteriormente para a apresentação final. |
Atualizar Vista 3D Autom. |
Quando selecionado, atualiza automaticamente a visualização da câmera 3D a cada alteração de parâmetro; para modelos complexos, desmarque ao fazer várias alterações de parâmetro e, em seguida, selecione novamente Atualizar Vista 3D Autom. ou clique em Mostrar Visão da Câmera para atualizar a visualização da câmera com qualquer alteração de parâmetro |
Centralizar Vista 3D Autom. |
Centraliza automaticamente a vista quando clica em Ativar Câmera ou dando um duplo clique na câmera. |
Efeitos da Câmera Renderworks |
Os efeitos de câmera do Renderworks especificados são sempre mostrados no modo de renderização RenderWorks Qualidade Final e são controlados pelo usuário para o modo de renderização Opções do RenderWorks (veja Opções do Renderworks Personalizado) e para estilos de Renderworks (consulte Criação de estilos de Renderworks). Os efeitos dependem da câmera; ative a câmera para ver os efeitos na apresentação. |
Profundidade de Campo |
Usa as opções de profundidade de campo. Profundidade de campo é a área em que os objetos parecem relativamente nítidos, enquanto o restante é desfocado. |
F-Stop |
Selecione um valor ou selecione F-Stop personalizado. F-stop determina como os objetos fora de foco e desfocados são relativos à distância do foco. Quanto maior o número do ponto F, maior a profundidade do campo e, como resultado, os objetos menos embaçados aparecem.
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Personalizado (f/#) |
Se F-Stop estiver definido como Custom F-Stop, insira um valor personalizado igual ou superior a 0,01 |
Distância Focal |
Especifique a distância do foco numericamente ou clique em Clicar para Def Distância Focal para definir a distância do foco com base nos objetos no desenho. Distância do foco é o ponto em que os objetos aparecem mais nítidos na frente da câmera.
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Clicar para Definir Distância Focal
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Clique para definir a distância do foco com base nos objetos no desenho; o cursor muda para indicar que a operação está ativa. Clique no desenho para definir a distância. |
Formato da Iris |
Selecione o formato da íris. Objetos brilhantes que estão desfocados e distantes da lente parecem borrados e assumem a forma do diafragma da íris.
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Exposição |
Usa as opções de exposição. Exposição é a quantidade de luz que atinge o filme ou o sensor. |
ISO do Filme |
Selecione uma velocidade de filme ISO. ISO é a sensibilidade do filme ou sensor à luz. Valores mais altos criam resultados mais brilhantes.
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Velocidade Obturador |
Selecione a velocidade do obturador ou selecione Velocidade do Obturador Personalizada. Velocidade do obturador especifica por quanto tempo o obturador fica aberto. Quanto menor o tempo do obturador, menos luz atinge o sensor ou o filme.
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Velocidade (s) personalizada (s) |
Se Velocidade do Obturador estiver definida como Velocidade do obturador personalizada, insira um valor personalizado |
Bloom (%) |
Digite uma porcentagem de bloom; valores maiores que 100% são aceitos. O efeito bloom adiciona um auréola brilhante ao redor das áreas mais brilhantes da imagem, aumentando a sensação de que as fontes de luz são brilhantes.
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Intensidade Vignetting (%) |
Digite uma porcentagem de intensidade vignetting; valores maiores que 100% são aceitos. Vignetting cria um escurecimento circular da imagem até a borda.
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Deslocamento Vignetting (%) |
Insira uma porcentagem de deslocamento da vinheta
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Aberração Cromática (%) |
Digite uma porcentagem de aberração cromática; valores maiores que 100% são aceitos. A aberração cromática é o efeito de diferentes cores de luz serem refratadas pela lente em diferentes ângulos. Ocorre principalmente em regiões desfocadas.
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